Hipertensão
....É uma doença de múltiplas cusas, caracterizada pelo aumento mantido dos valores da pressão arterial. Valores de 14 por 9, mesmo que a pessoa esteja calma e em repouso, já podem ser considerados anormais.
Sintomas
A maioria das pessoas que tem hipertensão não apresenta sintomas. Quando presentes, porém, podem manifestar-se como dor de cabeça, sagramento nasal, tonturas e zumbidos no ouvido. Outros como palpitação dor no peito, falta de ar, inchaço, alterações visuais, perda de memória e de equilíbrio, palidez, problemas urinários e dores nas pernas demonstram que os órgãos-alvo da doença podem estar comprometidos. Nestes casos convém procurar um médico imediatamente.
Diagnóstico
O diagnóstico é baseado na medida da pressão arterial com um aparelho próprio, usado em hospitais, ambulatórios e consultórios. Embora simples, a medida isolada da pressão sofre influência de vários fatores.Por conta disso, hoje a medicina utiliza outros recursos adicionais para diagnosticar a hipertensão. Um destes recursos é o teste ergométrico que mede a pressão do indivíduo durante o esforço físico e pode evidenciar se ele possui risco de desenvolver hipertensão. Outro é a monitoração ambulatorial da pressão arterial (MAPA), que registra a pressão do paciente por 24 horas, ao longo de suas atividades diárias e do sono, fornecendo dados relevantes para o médico. Mas nenhum desses recursos substitui a avaliação clínica do paciente e a medida da pressão arterial em consultório.
Tratamento
Para alguns, uma dieta com pouco sal e sem gordura, além da mundança de hábitos de vida, como deixar de fumar, ingerir menos álcool, fazer exercícios e emagrecer, são suficientes para manter a pressão controlada.Outros, porém, necessitam de medicamentos. Mas só o médico pode estabelecer o tipo de hipertensão, avaliar o estado dos órgãos-alvo da doença e prescrever o tratamento mais indicado.
Qualquer elevação de pressão não significa sinal de hipertensão. A pressão varia nas 24 horas do dia e segue um ritmo próprio influenciado pelo estado psicológico da pessoa, hábitos e atividades cotidianas. Portanto, pode subir momentaneamente, mas depois voltar ao normal. Para ser rotulado hipertenso, o paciente deve apresentar níveis de pressão acima dos limites da anormalidade, obtidos em medidas consecutivas, em duas ou mais visitas ao médico.
Retornar
.