Salmão
Os salmões que perambulam livremente no oceano desfrutam de uma dieta de peixes frescos, que por sua vez comeram peixes menores, que por sua vez comeram peixes ainda menores. No final desta cadeia alimentar estão as algas, a chave para os benefícios de saúde fornecidos pelo salmão. As algas estimulam um tipo especial de gordura, conhecida como ácido graxo ômega 3, que parece ajudar o coração. Os ômega 3 impedem que as plaquetas no sangue se aglomerem e grudem nas paredes arteriais na forma de placas. Eles também eliminam os triglicérides e o colesterol LDL (ruim). Os pesquisadores suspeitam que os ômega 3 podem bloquear a produção de substâncias inflamatórias ligadas a doenças auto-imunes como artrite reumatóide e lupo. Ainda mais promissor, estudos preliminares sugerem que os ômega 3 interagem com as camadas adiposas que cercam as células do cérebro e talvez possam ajudar a proteger tais células de doenças como o mal de Alzheimer. Outras fontes de ômega 3: arenque, cavala e pomátomo.
Brócolis
E daí que o pai do presidente Bush o detestava? A verdade é que o brócolis é uma super verdura. Ele possui um punhado de fitoquímicos, incluindo o sulforafane e o indole-3-carbinol, que podem eliminar substâncias causadoras do câncer antes que possam causar algum mal. Nas mulheres, o indole-3-carbinol pode transformar o estrógeno associado ao câncer de mama em uma forma mais benigna. Uma série de estudos vincularam o consumo regular de vegetais crucíferos como o brócolis a riscos menores de desenvolvimento de cânceres de mama, cólon e estômago. O brócolis é uma rica fonte de betacaroteno, fibras e vitamina C (1 xícara contém mais vitamina C do que uma laranja). A melhor maneira de liberar os nutrientes é cozinhando levemente e mastigando bastante. Mas se você não suporta brócolis, experimente couve de Bruxelas, repolho e acelga japonesa.
Faça mais alguma coisa. Além de um programa de exercícios regulares, aumente a atividade do dia-a-dia. Isto inclui andar, subir escadas e fazer pequenos trabalhos domésticos, como varrer o chão.